quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Análise de uma mão do último circo Futpoker, por Sayllar

No Futpoker é habitual fazermos alguns torneios, habitualmente 3 por semana, aos quais apelidamos de circos.
São torneios que promovem o convívio entre a malta e são jogados num registo descontraído, na minha óptica até demais! Especialmente nos últimos tempos, muitos jogadores têm revelado uma atitude algo displicente, o que, confesso, não me agrada mesmo nada, mesmo que digam que cada um joga como quer. Por isso, de vez em quando preciso de ficar de fora, não vale a pena irritar-me com certas coisas.
A verdade é que alguns moves são altamente discutíveis, pouco académicos e muito bingo.

Como sabem não tenho conhecimentos da ciência estatística associada ao poker. Por isso pedi a um verdadeiro cientista internacional, o famoso jogador espanhol Sayllar, a análise de uma mão que aconteceu precisamente no último circo e me fez voltar a aplicar alguns circos de suspensão a mim próprio (provavelmente terei que suspender a auto-suspensão em face do aniversário, hoje, do Vítor 'Hooligato' Pinto, a alma mater do Futpoker).

Foi publicada em espanhol no site da Asturpoker e podem ver a análise original aqui. Da minha parte fiz o que devia ter feito na mão, embora alguns conselhos, sempre bem-vindos, especialmente de quem vem, me sejam extraordinariamente úteis no futuro porque, por acaso, é um erro que cometo muitas vezes.

Para maior facilidade de compreensão traduzo, com as devidas reservas e créditos, o trabalho do Sayllar:
________________

Blinds 100 200

UTG+1 SUBE 510 ( 3552 FICHAS)

HERO RESUBE A 2000 (7010 FICHAS)

MIDDLE CALLS Y ESTA ALL-IN

UTG+1 CALL

*********FLOP************
2c 3d Tc

UTG+1 BETS ALLIN

HERO CALLS

UTG+1 show KTs

HERO AK

MIDDLE AK


Sem stats de nenhum jugador não se lhes pode pôr um range muito certeiro, assim utiliza-se um range standard para os vilões

UTG+1 EN 66+, A8s+, KTs+, QTs+, ATo+, KJo+, QJo

MIDDLE EN JJ+, A8s+, KJs+, A9o+, KTo+

E temos uma equity preflop de: (Gráfico aqui)
Esta equity varia muito já que os ranges dos rivais são muito amplos, pelo que o único valor fiável é a nossa equity que é de 34%.
Logicamente que o raise do Hero é o mais correcto, já que no seu range há muitas cartas.

O flop não muda nada na equity do Hero contra os vilões e passaria a ser esta

Agora vamos ver se o call do Hero é correcto

No bote há 2000+2000+1885=5885----> aprox 30BB e o Hero tem que pagar 1552----> 8BB...... pelo que necessitamos de uma equity de 17%, pelo que o call é mais que correcto, já que estamos totalmente commited com o pote.

CONCLUSÃO: o Hero jogou bem, mas o conselho é que calcule melhor o tamanho das 3bet já que o 3bet desta mão é um pouco descompensado, pois deixa o Hero totalmente commited seja o que houver na mesa, mas a questão é que estes fishes pensam que por 1552 podem shovar ou ter fold equity ou qualquer coisa, não se sabe o que pensou o vilão.

Por isto, o conselho é que contra estas stacks faças sempre shove já que colocas do teu lado todo o fold equity, mas, se o Hero não quiser ficar committed pode fazer-se um 3bet mais baixo, como, por exemplo, 2,4x/2,9 (de qualquer forma nesta mão o Hero já estava committed na mesma).

_____________________________________

Espero que a tradução seja fiável mas é sempre melhor ler o original.

Muito obrigado ao Sayllar pelo tempo que perdeu com esta consulta, e é bom que se diga que conheço poucas pessoas como o Sayllar, sempre disposto a ajudar desinteressadamente!
Grande abraço!

9 comentários:

PTStar86 disse...

Olá Sabujo-mor! Tenho de concordar contigo num aspecto, os circos são para o convivio, mas o aspecto competitivo tb é importante! Tento sempre jogar para ganhar nos circos, as jogadas por mais parvas que possam parecer,quase sempre tem um sentido e não as faço por acaso! Tb reparo que as vezes ha jogadas muito questionaveis e más, caso da abordagem do villain nesta mão, que é horrível, pois na minha pouca experiencia neste jogo, nunca vou foldar nenhum flop em que tenha de colocar 8 bb's pra um total de 46bb's, tenho uma mão premium.

Mtos se calhar estão a pensar tão mas o PTStar tá sempre a inventar com que moral é que esta a falar? Mas para terem uma noção da importância que dou aos circos, tento não falhar nenhum e até faço sidebet's regulares nomeadamente com o sabujo ribas! Pra trazer ainda mais espirito de competitividade a um torneio que pra mim é sinónimo de jogar com bons jogadores e passar um bom momento com amigos!

Abraço!
Jp

Luis "luisribas" Ribeiro disse...

Aproveito para dizer qualquer coisinha também...

Na minha opinião o jogar para a stack acaba por estar decidida PF, não trazendo o flop nada de novo.

Depois do raise PF de KT, obviamente tens de fazer 3º bet. Tens uma mão muito forte e estás a jogar IP.

O facto de haver um outro call /all in é igualmente importante, sendo relevante, para mim, saber de quantas fichas foi o all in (se já estava muito short o jogador ou se shova perto das 2K).

Isso por causa das eventuais odds do raiser inicial, embora pense que com KT era easy fold, depois de 3ª bet e 1 call/all in.

No entanto, se assim não fosse, o shove parece-me obrigatório, não tendo lógica deixar 1,5K para trás (não obstante ainda serem 7 BB's), atendendo ao já brutal tamanho do pote.

O call à bet de 1,5K é obrigatória, quer pela mão que tens, quer pela % de $ em relação ao pote.

Claro que se o raiser inicial acertou um set tás praticamente morto, mas tens de dar call.

Em suma (e sem grande sumo, diga-se!!), o call PF do raiser inicial é no minimo duvidoso (tendo no entanto que se ter em conta o all in do outro jogador, para determinar a equity).

O shove PF penso ser a melhor opção, atendendo ao valor da tua 3ª bet vs stack restante do vilão.

Ele acaba por ter sorte, porque está a jogar contra 2 mãos iguais, tirando-lhe outs, sendo certo que apenas tem uma carta viva... 3 outs!!

PS: A única maneira do PT Stars estar acima de mim (e não em cima, atenção), é nos comentários no blogue do OQC!!! Ehehehehe!!

PTStar86 disse...

Desculpa usar o teu blog como base, mas terei de explicar que se fosse o ribas o hero e eu o villain, a equity de K10off ou mesmo suited era mto maior e explico porque, porque as normais odds do poker, nº de cartas, etc, existem outras variantes acrescentar,1-determinar o melhor do mundo, 2- azia que uma badbeat poderá causar (badbeat= a um royal flush quando vs ribas)3-sidebet(ta farto de me doar $, ainda não aprendeu coitado!!)4- podiamos enomerar mtos outros factores decisivos senão fundamentais pra dar o call. Resumo vs o ribas teria uma equity de 200%! Eheheheh

OQC/Lusitanea disse...

hahahahaha
Usa e abusa do blog, estás em tua casa.

Obrigado a ambos!!!

Luis "luisribas" Ribeiro disse...

Ai que sacana a avacalhar em blogue alheio!!

Vou só dizer mais isto, porque é o blogue do OQC...

1º Quem é o galático do mês de Agosto? Quem foi o Mister Bubble Boy do mês?? - Temos o melhor do mundo!!!

2º Lembras-te do atirar de foguetes na Unibet?? Ou do meu par de 2 no Circo que ganhei em Agosto?? - Pronto, temos as badbeats!!

3º - O desafio está 2-1 para mim. Tu transferiste 8$ e eu 4$ (apesar de teres mandado 4$ para a minha conta, supostamente por engano, só para eu tos devolver com os 4$ da vitória na side bet... e parecer muito dinheiro!!).

4º - Contra o PTStar86 não se aplicam quaisquer % de fold equity, nem de odds para dar call (contra os donks dá-se sempre call... contra os mega-donks... bom, já sabem!!)

Toma lá e embrulha e acaba a discussão por aqui, pelo menos no blogue do OQC.

Desculpa OQC, mas ele estava a pedi-las!!!

OQC/Lusitanea disse...

João e tu ficas-te??? Isto é bué de grave!
Quem cala consente...

Disponham que já estou farto de me rir...

PTStar86 disse...

OQC tu queres é festa!! =) Vamos lá por partes!! Realmente nas badbeats estas me a ganhar, sem qualquer margem de dúvida a corrida em directo na unibet na SpringCup (através dos comentarios feitos pelo Chefe Moliços e eu seu adjunto) foi espetacular, pois bateu me o 8 e depois sacaste trio qnd eu já deitava foguetes, Memorável!!!
Ainda bem que falas no desafio, porque ainda não acabou!(lição: não deites foguetes antes da festa!! eheheh), para os outros leitores, o ribas não nos ouve, dei lhe 2 de avanço, porque isto é a melhor de 5 e assim tenho algum desafio, de outra forma seria fácil demais! =)
:P

Abraço! eheheh

PTStar86 disse...

OQC tu queres é festa!! =) Vamos lá por partes!! Realmente nas badbeats estas me a ganhar, sem qualquer margem de dúvida a corrida em directo na unibet na SpringCup (através dos comentarios feitos pelo Chefe Moliços e eu seu adjunto) foi espetacular, pois bateu me o 8 e depois sacaste trio qnd eu já deitava foguetes, Memorável!!!
Ainda bem que falas no desafio, porque ainda não acabou!(lição: não deites foguetes antes da festa!! eheheh), para os outros leitores, o ribas não nos ouve, dei lhe 2 de avanço, porque isto é a melhor de 5 e assim tenho algum desafio, de outra forma seria fácil demais! =)
:P

Abraço! eheheh

TUBARAO23 disse...

Fosgasse!!
Não sabia que o Einstein jogava poker.
Foi preciso o gajo para vermos que a mão foi mal jogada